Adote um Escritor

 Atualizado em 26/06/2017

Logo Adote

 

Coordenação do Programa Adote um Escritor:

Prof. Cristina Rolim Wolffenbuttel, vinculada à Diretoria Pedagógica da SMED

cristinarolim@smed.prefpoa.com.br

Sônia Zanchetta, vinculada à Câmara do Livro

leitura@camaradolivro.com.br

O que é o Programa Adote um Escritor e como surgiu a iniciativa?

O Programa de Leitura Adote um Escritor foi criado em 2002, com o objetivo de incentivar a leitura nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.
Em sua primeira edição, sob a coordenação da professora Angela da Rocha Rolla, o projeto-piloto foi desenvolvido em 10 escolas.

O projeto previa o repasse de verba às escolas para a aquisição de obras literárias do escritor escolhido e, após a leitura e a realização de atividades pedagógicas relacionadas aos livros, ocorria a visita do escritor adotado. Nos anos seguintes, devido ao sucesso da iniciativa, ampliou-se o interesse das escolas e hoje 100% da Rede participa do Programa.

Quantos autores o programa mobilizou no tempo de existência?

A Câmara Rio-Grandense do Livro, parceira da SMED na organização do Adote, oferece uma lista de nomes de autores disponíveis para adoção.

A cada ano, mais autores manifestam interesse em participar deste Programa, que é reconhecido como uma das melhores iniciativas de incentivo à leitura no país. Desde a sua criação, mais de duzentos escritores e ilustradores já participaram do Adote um Escritor. Em 2015, 12 pessoas estrearam no Adote, entre escritores e ilustradores, evidenciando a renovação do rol.

Em 2014, foram disponibilizados os nomes de 70 autores, num total de 130 visitas. Aproximadamente 10.200 alunos foram envolvidos. Em torno de 1.061 educadores e 74 funcionários trabalharam no Adote.

Em 2015 contamos com 69 escritores e aconteceram 132 encontros. Aproximadamente 13.292 estudantes foram envolvidos. Mais de 5.000 alunos visitaram a 61ª Feira do Livro de Porto Alegre. Estiveram nas ações ligadas ao programa 1.140 educadores e 489 funcionários de escolas.

Uma iniciativa originada no programa foi o Porto Leitura Alegre, conhecido como PLA, que já conta com duas edições. Os grupos de contadores de histórias formados nas nossas escolas têm a oportunidade de apresentar suas performances e receberem o carinho e reconhecimento do público presente na Feira do Livro de Porto Alegre. O PLA acontece em 1 dia da programação da infantojuvenil da Feira no Teatro Carlos Urbim (antigo Teatro Sancho Pança). Na segunda edição 8 escolas contaram histórias.

= = = =

É possível dizer que o programa acrescentou mais leitura nas escolas? A partir de que dados?

A partir dos dados obtidos em uma pesquisa no ano de 2007, comprovou-se a eficácia do Programa de Leitura Adote um Escritor como estratégia de promoção da leitura nas escolas. Estes dados estão disponíveis para consulta no link do Repositório de trabalhos acadêmicos da UFRGS (clique aqui).

Nos anos seguintes, registros contendo os relatos dos coordenadores do programa apontam a sua importância como ferramenta para despertar o gosto pela leitura e incentivar o uso da Biblioteca Escolar.

Afirmam ainda que toda a escola se articula para planejar atividades relacionadas ao autor adotado e sua obra, com vistas ao momento tão esperado da visita. Assim sendo, além da ampliação das ações de leitura, observa-se uma diferença na aprendizagem, no sentido de que, com mais leitura, amplia-se a capacidade de compreensão, a interpretação e produção de textos, o espírito crítico, as habilidades de comunicação expressão, entre outras.

Fonte: Professora e bibliotecária Giane Zacher, matrícula 373385/2

 
Açorianos 003 
O Adote foi Destaque Literário do Prêmio Açorianos 2013

Programa de Leitura Adote um Escritor

Fonte: website da SMED

O Programa de Leitura Adote um Escritor objetiva articular a leitura e o trabalho transdisciplinar de obras literárias, constituindo-se na política de leitura da Secretaria Municipal de Educação. Destina-se às escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. O Programa conta com dotação orçamentária própria da Prefeitura de Porto Alegre, sendo a verba encaminhada diretamente às escolas, para que possam adquirir obras literárias que passam a compor suas bibliotecas escolares. Dentre as ações do Programa está aquisição de obras literárias de autores (escritores e/ou ilustradores) do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil. Para o pleno desenvolvimento do Programa, a Smed mantém assessoria pedagógica constante às escolas, para que as mesmas apropriem-se amplamente da obra de um autor, o qual é escolhido coletivamente pela escola. Posteriormente, o autor realiza uma visita à escola, objetivando um contato mais próximo com toda comunidade escolar. Como complemento ao Programa, são realizadas visitas à Feira do Livro de Porto Alegre.

A fim de potencializar o Programa, anualmente a Secretaria de Educação firma convênio com a Câmara Rio-Grandense do Livro, objetivando estabelecer parceria com os autores, viabilizando e articulando suas visitas às escolas.

O Programa de Leitura Adote um Escritor já recebeu prêmios e menções nacionais e regionais, incluindo:

  • 2006: Finalista Prêmio Fato Literário
  • 2008: Finalista Prêmio Fato Literário
  • 2010: 3º lugar no Concurso FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil)/Petrobrás Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil.
  • 2011: Prêmio Joaquim Felizardo da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre (categoria Literatura)
  • 2011: 2º Prêmio Artistas Gaúchos (categoria Projetos)
  • 2012: Menção Honrosa no Prêmio Viva Leitura do Ministério da Cultura e Ministério da Educação
  • 2013: Destaque Literário no Prêmio Açorianos de Literatura da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre

 

 

 

smed

crl

 

 

= = = =

 

Adote na rede

 

Adote 2015 da Emef Governador Ildo Meneghetti:

 

 

Adote 2012 na Emef Professora Judith Macedo de Araújo:

 

 

Ad0te 2015 na Emef Nossa Senhora do Carmo:

 

 

 

Adote 2011, 2013 e 2015 na Emef Campos do Cristal:

 

 

 

 

Adote 2011 na Emef Heitor Villa Lobos:

 

 

Adote 2013 na Emef Porto Alegre (EPA)

 

 

 

Anúncios

3 Respostas para “Adote um Escritor

  1. Pingback: Porto Leitura Alegre integra programação da 60ª Feira do Livro | Biblioteca SMED - Porto Alegre (RS)

  2. Beatriz Teresinha Balzan Barbisan

    Achei muito interessante. Gostaria de saber como faço para participar com meu livro de poesias nesse projeto. Ou poesia não se encaixa? Gostaria de um retorno. Agradeço desde já.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s