Adote um Escritor: Celso Gutfreind conversa com servidores

Matéria originalmente publicada no Portal da PMPA, em 26/8/2013

Texto de: Eliana Ferrari Dutra

imagem108628

Gutfreind: “Acho o programa um trabalho de imensa importância para a educação”
Fotos: Victor de Freitas/Divulgação PMPA

O programa de leitura Adote um Escritor, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com a Câmara Rio-grandense do Livro (CRL), oportunizou a servidores, na tarde desta segunda-feira, 26, conversa com Celso Gutfreind. O escritor foi escolhido em junho pelos funcionários, quando concorreu com Cláudio Levitan, Paula Mastroberti, Airton Ortiz e Celso Cisto. A reunião ocorreu no auditório da secretaria, no Centro Histórico.

imagem108626

Ambiente inspirado em algumas obras do autor. O divã foi gentilmente cedido pela Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA)

Também psiquiatra, Celso Gutfreind encantou o público com sua fala descontraída e repertório variado, mesclando psicanálise e literatura. “O encontro educa, traz saúde, e a literatura é fundamental para isso. Ao contar uma história para uma criança, nós a estamos banhando com sons e imagens”, definiu, ao lembrar que a literatura surge muito antes do nascimento, e sim quando a criança ainda está no ventre da mãe.

Nascido em Porto Alegre, Celso já participou do “Adote” em diversas escolas da rede municipal. “Acho o programa um trabalho fundamental e de imensa importância para a educação”, elogiou. “Este ano, fui surpreendido com minha indicação de escritor adotado dentro da segunda edição do programa na Smed”, revelou. “Foi com imensa alegria e emoção que soube do resultado da votação, que veio acompanhada de grande expectativa em poder conversar com vocês, agentes de formação nas escolas”, justificou.

 

O bate-papo foi aberto pela coordenadora da Biblioteca na Smed, Adriana Gomes, que deu as boas-vindas aos presentes. Também prestigiaram o evento a secretária adjunta, Maria da Graça Gomes Paiva, representando a titular, Cleci Maria Jurach; a diretora pedagógica, Eliane Meleti; e a adjunta, Maria Cristina Garavelo. A CRL foi representada por Ana Paula Cecato, coordenadora dos programas de leitura. Ano passado, o escolhido foi o escritor e ilustrador de livros infantis André Neves.

Adote um Escritor – Existente desde 2002, busca potencializar a formação de novos leitores e escritores. Durante o ano, as escolas municipais adquirem obras literárias de autores (escritores e ilustradores) do Rio Grande do Sul e do Brasil, escolhidos coletivamente. As obras são trabalhadas durante o período letivo em sala de aula. Convidado, o autor visita a instituição que o adotou e interage com a comunidade escolar.

 

Deixe um comentário

Arquivado em Adote um escritor

Deixe um comentário