Banco de Imagens

Com a finalidade de divulgar o Banco de Imagens da Biblioteca da SMED, transmitimos aqui algumas informações que nossa equipe julga serem de importância aos professores da Rede Pública Municipal.

Nosso Banco de Imagens, como o nome já diz, mantém um acervo específico na área das artes plásticas, incluindo livros de arte, reproduções, CDs e alguns DVDs.

A intenção deste serviço foi impulsionada principalmente pelas dificuldades que sabemos que nossos professores enfrentam ao tentar acessar imagens de obras que compõem o patrimônio artístico local e internacional. Muitas vezes o professor se vê obrigado a utilizar material de uso particular, por não ter acesso em sua escola às reproduções de obras de arte, consagradas ou não, quando necessita desenvolver algum trabalho com seus alunos no campo da pesquisa de imagens, em trabalhos práticos ou na busca de instrumentos de alfabetização visual com conteúdos de qualidade.

Procurando oferecer aos nossos professores instrumentos que auxiliem seu trabalho na área da educação visual, apresentamos este material que irá permitir que os mesmos e seus alunos se apropriem, de forma mais direta, de algumas imagens em seus trabalhos de pesquisa e criação.

Acreditamos que este acervo de imagens que estamos colocando à disposição, através de empréstimos em nossa Biblioteca, traga às nossas escolas maior acessibilidade ao conhecimento através da arte.

Exemplificamos aqui, parte do material disponível:

Pastas com imagens e biografias de artistas de vários períodos da História da Arte:

– Pré–história e antiguidade

– Estilo Gótico

– Renascimento (reproduções das obras de artistas como Antonello, Bosch, Da Vinci, Dürer, Piero de la Francesca, Van Eyck, etc.)

– Maneirismo e Barroco (Canaletto, Caravaggio, El Greco, Velásquez, etc)

– Rococó e Romantismo (Constable, Corot, Delacroix, Goya, etc.)

– Realismo ao Modernismo ( Ingres, Lautrec, Gauguin, Van Gogh, Braque, Chagall, Frida Kahlo, Klimt, Miro, Picasso, Rivera, etc.)

– Arte Brasileira séc. XX/XXI (Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari, Lívio Abramo, Djanira, Volpi, ,Lygia Clark, Helio Oiticica, Siron Franco, Frans Krajberg, etc.)

– Arte do RS séc. XX/XXI (Danúbio Gonçalves, Alice Soares, Xico Stokinger, Glênio Bianchetti, Vasco Prado, Karen Lambrecht, Iberê Camargo, etc.)

– América Latina séc. XX/XXI (Roberto Matta, Carlos Vilaró, Xul Solar, etc).

Matérias avulsas sobre arte popular brasileira, arte urbana, fotografia, etc. além de catálogos de exposições de artistas locais e nacionais;

Vasto material da Bienal do Mercosul;

Reproduções emolduradas de diferentes épocas e estilos da História da Arte;

Livros de teoria da arte;

Livros de arte, com reproduções de obras de arte e imagens, de artistas gaúchos, nacionais e internacionais.

Biblioteca Smed

Regras para empréstimo:

Prazo limite para empréstimo: 15 dias, podendo ser renovado por igual período.

Entrega do material solicitado: Diretamente ao professor responsável ou outra pessoa encarregada na escola, devidamente identificada.

Devolução do material retirado: Pessoalmente ou por outra pessoa encarregada na escola.

OBS.: Para retirada do material disponível na Biblioteca o professor deverá associar-se, bastando apresentar seu contra-cheque ou crachá e documento de identidade.

Para quem quiser dispor da listagem completa das pastas de reproduções de imagens, livros, CDs, catálogos de exposições, e etc., solicitar por e-mail para: angela.penaloza@smed.prefpoa.com.br

Contato:

3289-1853

3289-1965

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s