Baú de Histórias. Era uma vez…

O encanto da Literatura Infantil ao alcance das crianças!

 

A Secretaria Municipal de Educação, por intermédio da Biblioteca Smed e do nível de Educação Infantil, desenvolve, desde 2013, o projeto de leitura “Baú de Histórias Era uma Vez…”.

 

Composto por baús de madeira repletos de livros, o projeto tem como público alvo as crianças de zero a seis anos de idade, das Instituições de Educação Infantil Conveniadas (IEICs) à Prefeitura de Porto Alegre, localizadas nas regiões de periferia da capital. A iniciativa pretende oportunizar o contato com os livros, garantindo experiências de interação das crianças e de suas famílias com a linguagem oral e escrita por meio da leitura e da contação de histórias.
Funciona no estilo “capelinha”, cumprindo um cronograma de itinerância que percorre as escolas das quatro regiões da cidade, permanecendo quinze dias em cada uma. O acervo de cada baú é constituído de títulos da Literatura Infantil em diferentes formatos e texturas (papéis, plásticos, tecidos, “pop-ups”, etc.).

 

Os educadores trabalham com os livros em sala de aula, berçários, maternais e jardins da infância, atingindo todas as faixas etárias. Esta ação de incentivo à leitura é extensiva às famílias, que terão acesso aos livros emprestados às crianças, para incentivar a leitura e a contação de histórias em suas casas.

 

Após a leitura e as atividades pedagógicas utilizando os livros, educadores e famílias relatarão suas impressões sobre o projeto por meio do caderno de registros, no qual descreverão suas experiências com a leitura.

 

Cada fase de circulação dura três meses, atendendo 25 instituições e beneficiando 1300 alunos e suas famílias (duração e números estimados).

 

O objeto baú remete ao imaginário, desperta a noção de tesouro e de preciosidade e, por isso, foi escolhido para batizar o projeto.

 

O Baú de Histórias. Era uma Vez… é apoiado pelo Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL), que ampliará o número de atendimentos através da doação de livros infantis para comporem quatro novos Baús. O Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB-10, apoia o PMLL participando de seus projetos através da Comissão de Educação e Cultura.

 

Atualizado em 20 de maio de 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s